Obrigado, Copa do Mundo!

Como nós queríamos que aquele ditado “tudo que é bom dura pouco” fosse mentira… Passou rápido né? Precisamente 31 dias, e a saudade de ver tanto futebol bonito junto já está batendo. Momento igual a este só daqui a 4 anos mas, para alguns, a ansiedade começará assim que essa Copa terminar!

Texto: Leticia Capp, Julia Cunha, Alexia Faria, Bianca Miquelutti

Como nós queríamos que aquele ditado “tudo que é bom dura pouco” fosse mentira… Passou rápido né? Precisamente 31 dias, e a saudade de ver tanto futebol bonito junto já está batendo. Momento igual a este só daqui a 4 anos mas, para alguns, a ansiedade começará assim que essa Copa terminar!

A Copa de 2018 também nos deixou um legado de coisas boas. Os exemplos disso são básicos, como: mulheres participando cada vez mais do esporte, iranianas conquistando a liberdade de assistir jogos em estádios, times nos surpreendendo (e decepcionando), jogadores imigrantes e, sem dúvidas, o amor que reconquistamos pela nossa camisa.

Iceland v Austria - EURO 2016 - Group F
Foto: Christian Hartmann / Reuters

Quem imaginaria uma Argentina fora do mundial tão cedo? Passou sufoco na fase de grupos, nas oitavas de final se deparou com uma França impecável, e deu adeus ao torneio.

A Alemanha, atual campeã, foi eliminada na fase de grupos, consagrando novamente o karma das atuais campeãs caindo precocemente na Copa subsequente ao título.

E a fantástica geração Belga? Tinha fama de “geração Playstation”, eliminou a seleção canarinho nas quartas de final (acabando com nosso sonho do hexa), perdeu para a França na semifinal, mas através dos méritos de seu belo modelo de jogo, bateu a Inglaterra por 2×0 e alcançou seu maior feito em Copas: o terceiro lugar.

Num torneio que é composto de sonhos, o nosso do hexa tivemos que adiar mas, por outro lado, o sonho croata da primeira Copa do Mundo seguiu firme e forte assim como a Croácia foi em tantas prorrogações! Em sua quinta participação no mundial, os croatas chegaram a uma tão esperada final e fizeram isso com muita garra e maestria. Não podemos esquecer o mérito do preparador físico da equipe: foram três jogos levados à prorrogação e dois decididos nos pênaltis. Subasic foi o herói, o goleiro do Monaco brilhou nas decisões dos pênaltis. Modric, de estatura pequena mas futebol gigante, nos surpreendeu também em números: o camisa 10 percorreu 63 km até as semifinais da Copa, além disso, esteve presente em todos os jogos, totalizando 604 minutos jogados até o momento.

A autêntica e forte e seleção croata tem em seu jogo, um elenco de jogadores experientes e o sonho vibrante de conquistar a primeira Copa do Mundo do país.

croaciaa
Foto: Getty Images

Já a seleção Francesa contou com nomes que se destacaram na Rússia: Umtiti, o essencial Kanté, o subestimado Giroud (que mudou o jogo francês mesmo sem fazer gols) e o jovem talentoso Mbappé (que nasceu no ano da primeira conquista mundial francesa, e hoje busca o bicampeonato pelo país).

Presentes na primeira Copa, em 1930, os Bleus já chegaram a três finais: campeã de 1998 em cima do Brasil, vice em 2006 quando a Itália conquistou o tetra, e agora em 2018 buscam mais um título contra “as zebras” da Copa. Enquanto um jogador da equipe atual, nascido no ano do primeiro título, busca o bi 20 anos depois, o capitão francês de 1998 quer levantar mais uma taça!

Didier Deschamps é o técnico da nova geração de franceses, e para o comandante as três palavras mais importantes são “calma, confiança e concentração”, as quais ele e sua equipe irão tentar manter diante da força croata nessa final.

kante juan herrero
Foto: Juan Herrero

Mbappé, com 19 anos e o talento de poucos ganhou o prêmio de revelação da Copa. O consagrado meia Luka Modric, de 32 anos e ações singulares no jogo, recebeu a Bola de Ouro da Copa, como o melhor jogadora da competição. Esses dois, independentemente da idade, já fizeram história para suas seleções e países. À eles e a todos os outros craques, histórias e sonhos que o momento reúne só temos uma coisa para dizer: Obrigada, Copa do Mundo!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: