Fabio Menotti/SE Palmeiras

Palmeiras apresenta sua Equipe Feminina em parceria com a Prefeitura de Vinhedo

Por Gabriela Nolasco e Júlia Cunha

As meninas estreiam nesta quinta-feira (14) pelo Campeonato Paulista

O Palmeiras anunciou na manhã desta quarta-feira (13), a apresentação da nova equipe de futebol feminino do clube para a temporada 2019. Realizado em parceria com a Prefeitura de Vinhedo-SP, o projeto visa a participação do time nas principais competições profissionais do país.

A equipe alviverde conta com atletas que tiveram passagens pela Seleção Brasileira, Audax, Ponte Preta e China. O comando do time conta com a técnica Ana Lúcia, reconhecida em revelar nomes para as Seleções Brasileiras de Base e Principal. Ex-Ponte Preta, Ana é pós-graduada em fisiologia do exercício pela Unifesp e em treinamento desportivo pela Unicamp.

“Fomos buscar o perfil e identidade do Palmeiras. Procurando trazer ao grupo do Palmeiras atletas que gostam de trabalhar e buscam respeito, e elas estão tendo muito aqui no Clube” disse a professora.

A coletiva contou com a presença de Alexandre Mattos, diretor do futebol profissional do clube. O diretor iniciou a coletiva abraçando a causa do futebol feminino no Palmeiras, e disse sobre falta de notoriedade da categoria no país. “Nossa cultura pouco ajuda no esporte, em muitas outras modalidades olímpicas. Todos nós que trabalhamos nesse ramo erramos, e a obrigatoriedade te empurra e ajuda”, afirmou.

Durante a coletiva, Alberto Simão, gerente do time feminino, explicou o funcionamento e montagem da equipe. “Sabemos que estamos iniciando do zero, o Palmeiras está montando a sua equipe. Começando a montar nossa equipe desde novembro”, disse.

“A equipe inicia no Campeonato Paulista sub-17, e busca revelar jogadoras através das categorias de base, tendo como característica da professora Ana, em dar oportunidades para as jogadoras”, perguntado sobre o desenvolvimento das categorias de base no futebol feminino.

E completou sobre o investimento do time feminino no Clube. “O Palmeiras não está criando a equipe feminina por obrigatoriedade, procuramos o Palmeiras pela grandeza. Fiz essa proposta com o clube, e demos essa opção em nível de excelência. Vieram trazer equipes prontas, mas montar uma comissão desse nível o Clube abraçou”, terminou.

Em homenagem, o prefeito da cidade de Vinhedo, Jaime Cruz, recebeu a camisa de número 70 em comemoração aos 70 anos da cidade, e disse sobre a cidade de Vinhedo acordar mais verde a partir de hoje.

A modalidade

A parceria será válida por um ano com possibilidade de renovação. A equipe inicia a temporada com 20 atletas, e buscará no mercado mais 5 jogadoras durante a temporada, totalizando 25 atletas.

Os treinamentos começam nesta quinta-feira (14) pelo Campeonato Paulista, e disputará a Série A2 do Brasileiro. O Palmeiras já realizou parcerias com prefeituras de cidades paulistas, como São Bernardo do Campo (2005-2006), Salto (2008), Bauru (2012) e, agora, Vinhedo (2019).

Estrutura

Perguntado sobre a possibilidade de divulgação dos jogos pela TV Palmeiras e redes sociais do Clube, o gerente Alberto não soube afirmar se a possibilidade de no momento de ser transmitido igual ao masculino, mas será um projeto de longo prazo.

A cidade fornece a sede, que será Estádio Nelo Bracalente, com capacidade para 4.200 pessoas e o centro de treinamento e também, na área da saúde. Já o Palmeiras, será responsável pela parte de mídia, patrocínios e salários.

%d blogueiros gostam disto: