Foto: Jogadelas

A Nike trouxe “As Loucas” para a Avenida Paulista

Por Júlia Cunha

A Avenida Paulista é um dos principais pontos turísticos da capital de São Paulo e desde o dia 5 até o dia 11 de março ela é palco de uma exposição incrível idealizada pela Nike, em parceria com a Wieden + Kennedy SP, com a curadoria do Museu do Futebol e o apoio da CBF!

A exposição, que começa na Consolação e vai até a Paraíso, trata sobre o futebol feminino e é a primeira realizada a céu aberto no país. Está alinhada à campanha “Dream Crazier” que exalta a presença da mulher no esporte, reconhecendo seu papel e destacando-o, além de, claro, apoiar.

Divulgação: Nike

O objetivo é exibir, pela primeira vez de forma oficial, a trajetória do futebol feminino no Brasil, narrando em ordem cronológica desde os primeiros registros de um time feminino do país até os dias atuais (contando inclusive sobre o ano de 1941, em que um decreto proibiu as mulheres de exercerem a prática esportiva), além de resgatar as histórias de personagens marcantes nesse árduo percurso: mulheres que foram chamadas de loucas apenas por acreditarem em seus sonhos e por terem a intenção de se inserir em um meio predominantemente machista.

A história de jogadoras contemporâneas, como Andressinha, Andressa Alves, Adriana Silva e Bia Zaneratto também é contada ao longo da exposição, que conta com o acervo principal do projeto “Visibilidade para o Futebol Feminino” do Museu do Futebol.

Divulgação: Nike

A Nike é uma das principais apoiadoras da Copa do Mundo de Futebol Feminino (que acontece esse ano em junho, na França) e da luta feminina para quebrar o preconceito existente no meio esportivo.

A diretora da marca para mulheres do Brasil, Martina Valle, afirma que para a marca, o esporte é um agente de transformação e que, no Brasil, essa
transformação só se dá com uma mudança de mentalidade no futebol, e acredita que com essa campanha é possível iniciar essa mudança. “Queremos que, um dia, no Brasil, o futebol e todas as outras modalidades se tornem um hábito diário para as mulheres”, diz a diretora.

Divulgação: Nike

A exposição está linda e vale a pena conferir pessoalmente, mas a Nike também pensou em você que mora fora da capital paulista: todo o material da exposição também está disponível em nike.com.br/SP.
Segue, na íntegra, o manifesto “Às loucas” elaborado pela marca e que abre a primeira das oito instalações que se encontram na Avenida.

MANIFESTO

Às loucas


À todas aquelas que ousaram abrir as portas mesmo sem ter as chaves. Que foram adiante sem ter ideia do caminho. Que se lançaram no escuro mais profundo com apenas uma pequena luz como guia: o sonho de jogar futebol.

À todas aquelas que foram as primeiras, as segundas e as terceiras em campo. Que fizeram história sem saber que estavam fazendo história. Que não tinham espaço nos gramados e, mesmo assim, fizeram questão de dar espaço.

À todas aquelas que foram consideradas loucas até serem consideradas gênias, que foram consideradas garotas-problema até serem consideradas garotas- exemplo, dedicamos a primeira exposição à céu aberto do Brasil sobre o futebol feminino.

Que todas as boleiras que se permitiram sonhar ontem continuem inspirando todas aquelas que se permitem sonhar hoje.

E que todas aquelas que sonham hoje possam inspirar as sonhadoras de amanhã.

Afinal, só é loucura até fazer.

Nike. Just do it.

%d blogueiros gostam disto: