Foto: Divulgação/SESI Bauru e Divulgação/CBV

Bernardinho chama jogadora Tifanny de homem e se retrata pelo Instagram

Por Bárbara Clara

A atleta Tifanny recebeu comentário infeliz do bicampeão das Olimpíadas, Bernardinho durante as quartas de final da Superliga Feminina

Na noite da última terça-feira (26), o Sesi Vôlei Bauru/SP eliminou o Sesc Rio/RJ nas quartas de final da Superliga Cimed de Vôlei Feminino 2018/2019.

O time carioca não ficava de fora de uma final nacional desde 2005. A equipe de Bernardinho abriu uma boa margem de pontos no primeiro set da partida, mas não conseguiu a classificação.

Durante a disputa, após boa atuação de Tifanny, maior pontuadora do duelo com 28 pontos, claramente descontente, Bernardinho fez um comentário polêmico se referindo a atleta, posteriormente flagrado pelas câmeras de transmissão:

“Um homem. É f…”

A participação de jogadoras transexuais em ligas femininas é um tema que gera diversos debates no mundo do esporte. O argumento de quem discorda da inclusão das atletas nos grupos femininos é o de que a condição atlética da trans, por ter nascido homem, seria, em tese mais forte do que suas a de suas adversárias.

Após repercussão do comentário, a conta do Instagram da equipe Angels Volley, que aborda assuntos de inclusão no esporte, postou uma nota de repúdio à atitude do treinador, e em seguida comentou a própria postagem se retratando.

“Peço desculpas a todos. Não foi minha intenção de forma alguma ofendê-la. Me referia ao gesto técnico e ao controle físico que ela tem, comum aos jogadores do masculino e que a maior parte das jogadoras não tem. Sempre trabalhei e tentei ajudar com meu trabalho diversos jogadores e jogadoras sem qualquer tipo de preconceito. À Tifanny dou meus parabéns pela grande atuação e conquista e a todos que se sentiram ofendidos reitero minhas desculpas, pois jamais foi minha intenção” – palavras do técnico.

A equipe de Bauru segue na competição e enfrentará o atual campeão nacional Dentil Praia Clube/MG nas semifinais.

%d blogueiros gostam disto: