São Paulo apresenta a equipe feminina no Morumbi

Antes da estreia da equipe feminina nesta quarta-feira (27) contra o América-MG pelo Brasileirão Feminina A2, o tricolor apresentou suas atletas e a contratação da atacante Cris

Por Gabriela Nolasco e Bianca Miquelutti

Na manhã desta terça-feira (26), o São Paulo apresentou oficialmente sua equipe feminina em treino aberto à imprensa. O time se prepara para competir no Campeonato Brasileiro Série A2 depois de 2015, quando a categoria feminina profissional encerrou suas atividades.

Durante o treino comandado pelo técnico Lucas Piccinato, o tricolor exibiu suas atletas no gramado. Além do destaque de peso para a Cris, a goleira Rubi, com passagem pelo tricolor em 2015, e as irmãs Locatelli, Natane e Chaiane, ex-Santos, foram apontadas como contratações fortes ao time.

Treino conduzido pelo técnico Lucas Piccinato (Gabriela Nolasco/Jogadelas)

A coletiva de imprensa foi apresentada a atacante Cristiane, e contou com presença do técnico e o supervisor de futebol Feminino, Amauri Nascimento. Nos bastidores, o presidente do São Paulo, Leco; Raí, diretor de esportes e ex-jogador; e o Lugano, ex-zagueiro do São Paulo estiveram presentes.

Jogadelas Lugano e Raí estiveram presentes na apresentação da atacante camisa 11 do São Paulo (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

A maior artilheira da história das Olimpíadas irá usar a camisa 11, porém, o São Paulo ainda não teve a liberação da atleta para atuar no futebol brasileiro. O clube aguarda o documento da China.

A atacante disse sobre um dos motivos de atuar no Tricolor. “O São Paulo foi a equipe que mais me propôs um interesse no Brasil. Tive propostas do Barcelona, equipes da França e de outros times europeus, mas gosto de desafios e jogar na A2 será um. Além de contribuir para as atletas mais jovens”, contou.

“Meu sonho sempre foi que a modalidade se desenvolvesse, viesse mais jogadoras para o Brasil, mas infelizmente equipes com mais estruturas acabam montando elencos maiores, e outras com menos recursos não conseguem acompanhar.” completou ao abordar o fato da modalidade estar em crescimento no Brasil.

Apesar da obrigatoriedade conduzida pela CBF, a equipe do Morumbi foi uma das seis equipes com o projeto estruturado pela categoria. Todo o investimento é mantido pelo clube, tanto salário quanto a parte de alojamentos. As 26 atletas, sendo 6 jogadoras do sub-17, vivem na parte do Clube Social. A categoria de base sub-17 também passou ser dirigido pelo São Paulo, anteriormente era uma parceria com o Centro Olímpico desde 2015.

As partidas do futebol feminino serão mandados no CT Cotia. Conforme o supervisor de futebol feminino, os jogos no Morumbi são de alto custos para a modalidade que ainda está em crescimento. “Para trazer os jogos ao Morumbi tem sempre um custo, espero que daqui 2 anos possa acontecer um clássico feminino”, se referenciou com os clássicos ocorridos na Europa.

Infelizmente a maioria dos jogos são em péssimos horários e datas. A deficiência em trazer o público ao estádio interfere diretamente ao descaso das entidades. Exemplo é um dos jogos do SCCP na agenda: o jogo no Brasileirão A2 acontece no dia 13 de abril (sábado), contra a Chapecoense, em Chapecó. No dia seguinte, 14 de abril (domingo), foi marcado no Campeonato Paulista a partida contra a Ferroviária, em Cotia.

Jogadelas Treino da equipe no Estádio do Morumbi (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Aparentemente ambas entidades, tanto Federação Paulista de Futebol (FPF) e quanto a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não se planejaram para o calendário feminino. Impossível planejar uma logística de jogos em uma partida nacional para uma estadual.

Além disso, as empresas dificultam em fechar os patrocínios com a negligência em divulgar sua marca na partida às 15h de uma terça-feira (exemplo). O futebol feminino se tornará enorme no país quando for visto como um investimento e não um custo.

No grupo 6 com Botafogo, Chapecoense, Duque de Caxias e Vila Nova-ES, a partida de estreia do São Paulo será nesta quarta-feira (27), contra a equipe do América, no CT de Cotia, pelo Campeonato Brasileiro da Série A2, com entrada gratuita.

A equipe completa você confere aqui!

%d blogueiros gostam disto: