Foto: Léo Roveroni

Ponte Preta/Realidade Jovem: o futebol feminino segue vivo

Por Maria Paula Laguna

Parceria entre entre Rio Preto e Associação Realidade Jovem não deu continuidade, a Associação assinou contrato com a equipe da Ponte Preta

2019 tem sido o ano do futebol feminino. É claro, ainda temos um longo caminho a percorrer, muitos tabus pra quebrar, muitas batalhas a serem vencidas. Mas, temos que comemorar as mudanças que já estão acontecendo.

Em ano que a CBF determinou que os 20 times da série A do brasileiro tenham um time de futebol feminino, em meio a passos grandes que vários times têm dado, fazendo ações, palestras, reconhecendo e começando a entender a importância do time feminino, outros vão pelo lado contrário.

O Rio Preto Esporte Clube, um dos mais bem-sucedidos dentro do futebol feminino encerrou suas atividades. A diretoria do clube anunciou no início do ano o fim do time feminino, que foi campeão brasileiro em 2015, bicampeão paulista e é o atual vice campeão brasileiro. O clube agora segue apenas disputando a Séria A3 do Campeonato Paulista e nas competições masculinas de base.

O time era formado por uma parceria entre o Rio Preto Esporte Clube e a Associação Realidade Jovem, comandada por Doroteia de Souza e Chicão. Porém, essa parceria chegou ao fim, em dezembro do ano passado.

A direção do jacaré até chegou a anunciar dirigentes que cuidariam do time próprio feminino. Eles chegaram a fazer seletivas para criar uma nova equipe, mas no fim, a ideia não foi pra frente. Segundo o Rio Preto, o clube não tem condições de arcar com um time de futebol feminino sem patrocínios.

A boa notícia é que mesmo o Rio Preto não tendo mais um time de futebol feminino, a cidade continua tenho um representante. A Associação Realidade Jovem assinou contrato com a Ponte Preta. A Doroteia, coordenadora de futebol, conversou com a equipe do Jogadelas, e explicou como se firmou essa parceria.

“Depois que deixei o Rio Preto, o pessoal da Ponte Preta também estava sem parceiro e precisava tocar o futebol feminino. Nós acabamos conversando, e entre abas as partes, acabou dando certo. Estamos aí, vamos batalhar todo mundo junto”.

Com essas mudanças, 98% do time mudou, segundo a coordenadora de futebol. Mas a rotina permanece a mesma, tudo está sendo feito em São José do Rio Preto, além do técnico Chicão continuar no comando.

Além da equipe adulta, com o técnico Chicão, o novo time está disputando o Campeonato Paulista, e vai disputar o Campeonato Brasileiro e o Brasileiro sub-18.

%d blogueiros gostam disto: