Por Katherine Almendra

No próximo domingo (28), será feita história na elite do futebol francês. O jogo entre Amiens e Strasbourg será o primeiro a ter uma mulher como árbitra. A informação foi divulgada na última terça-feira (23), pela Federação Francesa de Futebol (FFF).

Stéphanie Frappart estreará na Ligue 1 em uma partida entre duas equipes da primeira divisão da liga francesa de futebol. A árbitra de 35 anos apita desde 2014 na Ligue 2, a segunda divisão da França, competição da qual é a única mulher a exercer o papel de mediadora.

Segundo a FFF, a escalação de Stéphanie no jogo da primeira divisão é uma forma de preparar a profissional para a Copa do Mundo de Futebol Feminino, que ocorre a partir do dia 7 de junho, na França. A árbitra é uma das 27 selecionadas pela Fifa para apitar o mundial de clubes. Na partida de domingo, também serão feitos testes de árbitro de vídeo (VAR).

“A Fifa convidou as federações que têm árbitras selecionadas para a Copa do Mundo a prepará-las nas melhores condições para esta competição de alto nível”, informou a FFF.

Frappart também já trabalhou em 15 jogos profissionais masculinos, sendo 13 deles da segunda divisão, um da terceira e outro pela Copa da França.

Vale ressaltar que não é a primeira mulher a arbitrar em um dos grandes campeonatos europeus. Em 2017, a árbitra alemã Bibiana Steinhaus foi a primeira mulher a apitar a partida entre o Hertha Berlim e Werder Bremem pela Bundesliga, principal competição de futebol do país.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: