Por Gabriela Nolasco

Como em todas edições de Copa do Mundo FIFA temos uma nova bola oficial do torneio, isso não seria diferente para o Mundial Feminino. A primeira bola do campeonato não foi produzida para exclusiva para a categoria, aliás, não consta informações concretas sobre o material utilizado pelas atletas. Apenas da terceira edição em 1999, nos Estados Unidos, tivemos um material exclusivo para o torneio feminino.

Confira as bolas utilizadas nas oito edições da Copa do Mundo Feminina FIFA:

China 1991

A Bola Oficial do Mundial de 1991, na China, não se tem registro algum de qual bola foi utilizada. Pelas fotos e ano de produção a Etrusco Unico é a mais parecida. A Etrusco foi produzida pela Adidas no início dos anos 90. O desenvolvimento da bola foi para Copa do Mundo de 1990, na Itália.

Inspirado na história antiga da Itália e na arte dos etruscos, o design com três cabeças de leão etruscas decoram cada uma das 20 tríades de tango. Foi a primeira bola com uma camada interna de espuma de poliuretano preta.

Suécia 1995

Já na segunda edição em 1995, na Suécia, a bola Oficial foi a Questra. O nome foi derivado de uma antiga palavra que significa “a busca pelas estrelas”. Originalmente a bola foi projetada para ser a bola oficial da Copa do Mundo da FIFA de 1994 nos Estados Unidos, com design inspirado em temáticas espaciais, não apenas pelo nome mas em 1994 marcou o 25º aniversário da missão Apollo 11 , que é considerado um dos momentos mais importantes da história do país norte-americano.

Adidas tentou criar uma bola mais leve e mais responsiva. Ao fabricar a nova bola a partir de cinco materiais diferentes e envolvê-la em espuma de poliestireno, a Adidas tornou a Questra mais à prova d’água e permitiu maior aceleração quando chutada.

Estados Unidos 1999

A primeira bola oficial e desenvolvida exclusivamente para a Copa do Mundo Feminina foi em 1991, nos Estados Unidos: a Icon Adidas. A construção desta bola, a marca de materiais esportivos empregou a mesma tecnologia que provou ser altamente popular na Copa do Mundo Masculina em 1998, com a Tricolore.

O design é compilado com combinações que foram descritas como “ícones” pela Adidas.

Estados Unidos 2003

A segunda bola oficial do Mundial Feminino foi a Fevernova, o mesmo nome da bola utilizada na Copa do Mundo Coreia/Japão, em 2002.

Diferente das edições anteriores, o design da Fevernova era de couro branco brilhante, nas cores de azul, vermelho e ouro. A bola era bem mais rápida e precisa com seis camadas de materiais de alta tecnologia com camada de espuma sintética.

China 2007

+Teamgeist Blue foi a bola oficial da Copa do Mundo da FIFA 2007, na China. O mesmo nome leva o Mundial em 2006, na Alemanha, com a mesma tecnologia e o mesmo design. A única diferença entre elas são as cores (em azul e vermelho) e o logotipo do Mundial Feminino.

Uma das curiosidades dessa bola é sinal de mais em seu nome foi introduzido para fins de marca registrada, uma vez que a palavra alemã Teamgeist, que significa “espírito de equipe”, não pode ser registrada.

Alemanha 2011

A bola Speedcell foi a desenvolvida exclusivamente para o Mundial Feminino na Alemanha, em 2011. Seu design é bem parecido com a Jabulani, utilizado na Copa do Mundo na África do Sul, em 2010.

A tecnologia da bola era termicamente ligada e com superfície transparente, possuindo uma micro-textura que melhorava o contato entre a bola e o pé, sem contar nas ranhuras feitas artificialmente para uma trajetória de voo mais previsível.

Canadá 2015

A última edição da Copa do Mundo Feminina teve um marco histórico, o primeiro Mundial Feminino que teve uma bola durante toda competição e uma única bola exclusiva para a grande final. A terceira bola exclusiva para essa edição foi a Conext15.

A bola foi projetada usando a mesma tecnologia utilizada com a Brazuca, na Copa do Mundo de 2014 no Brasil. O estudo de desenvolvimento e testes d0 material foi por mais de 2 anos, envolvendo mais de 600 jogadores do mundo e 30 equipes em 10 países de 3 continentes.

A bola da final era a Conext15 Final com o nome da partida.

França 2019

Sucessora da Conext15, a Conext19 é o nome da bola oficial da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2019 na França.

Design visual e tecnologia é a mesma com a Telstar 18, utilizada na Copa do Mundo na Rússia, em 2018. Em cores fortes, o design da Conext situa a cor branca na terra de cima sendo o céu, o mar com cor azul e a natureza é verde, enquanto os continentes são fogosos vermelho para destacar a paixão pelo futebol em todo o mundo. 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: